Busca paga e busca orgânica

Diferença entre busca paga e busca orgânica no google

Toda as vezes que você faz uma pesquisa no google, dois tipos de resultados pedem aparecer, os anúncios pagos e os orgânicos.

Os anúncios pagos são feitos através da plataforma do google chamada Google Ads, lá são feitos os anúncios, escolhidas as palavras-chave e o valor que você está disposto a pagar pelo click e dependendo da concorrência naquela palavra-chave são definidas as posições e os valores a serem pagos por cada vez que alguém clica no seu anúncio.

Funciona mais ou menos assim, na verdade, tem muito mais elementos envolvidos nesse processo, não é tão simples mas estou ilustrando de uma forma que seja facilmente compreendido.

As quatro primeiras posições são reservadas aos anúncios de busca pagos, eles inclusive trazem no canto superior direito a palavra “anúncio” dentro de um retângulo em verde, indicando serem anúncios pagos, quando você faz uma busca e apenas dois anúncios, por exemplo aparecem, significa que apenas dois anúncios concorreram por aquela palavra-chave, se nenhum anúncio desses aparece, significa que ninguém está disputando aquela palavra-chave.

Mas quando os quatro primeiros anúncios são anúncios pagos significa que aquela palavra esta sendo disputada por quatro ou mais anunciantes, aí entra o leilão e entre outros fatos, o preço maior oferecido pode ser o fator determinante para decidir quem fica na primeira, segunda, terceira ou quarta posição ou quem vai para a segunda página ou até mesmo quem não aparece.

É mais ou menos assim que funcionam os anúncios pagos. Mas você pode reparar que logo abaixo dos anúncios pagos, continuam aparecendo anúncios, os anúncios orgânicos.

Agora, o que define as primeiras posições dos anúncios orgânicos são técnicas aplicadas que chamamos de SEO ( Search Engine Optimization ) ou otimização para os motores de busca. Definições de tags H1, H2 e demais, metadescrition, palavras-chave no texto, são alguns dos quesitos procurados pelos robôs do google e demais buscadores, todos estes fatores indicam ao google do que se trata aquele texto, aquela página do site ou blog

Os buscadores atuais conseguem analisar seus textos e comparar se são coerentes com a busca realizada e, aqueles que ele julgar mais relevante, coloca nas primeiras posições. 

Até algum tempo atrás, algumas pessoas conseguiam enganar os robôs com algumas técnicas e faziam seus sites aparecerem em primeiro lugar facilmente mas agora não conseguem mais, a inteligência artificial tem se desenvolvido fortemente nesse campo e agora em vez de enganar os robôs, os sites são penalizados e não aparecem mais nas buscas.

Portanto, não há como enganar o google, a palavra de ordem é Relevância, seu site tem que ser relevante para aquela busca. O que pode ser feito são pesquisa através de algumas ferramentas, a respeito de quais palavras-chave que tem relação com seus produtos ou serviços e a quantidade de buscas e trabalhas seus textos usando estas palavras, além de configurar corretamente as tags e ainda, fazer a indexação do site com o Google, assim facilita paras o robô de busca, ele analisa seu site antes e classifica e as chances de você aparecer nas primeiras posições aumenta bastante.

E aí, me conte o que você anda fazendo para aparecer no google

Veja também aqui As Vantagens e desvantagens de ter um site grátis.

Precisa de um site profissional, com as técnicas corretas de seo aplicadas e aparecendo nas primeiras posições orgânicas? Fale conosco.

Denis Tordin

Denis Tordin é consultor de marketing, especialista em estratégias digitais.

Deixe uma resposta

O buzz

O significado de buzz seria próximo de “bafafa” ou “estardalhaço”, ou seja, fazer todo mundo ouvir (ou ler) a sua mensagem. Você pode criar um buzz para um artigo, uma idéia, um vídeo, uma imagem, etc. Gerar um buzz é fazer toda a internet (ou boa parte dela) ficar sabendo sobre aquilo que você quer divulgar.

Comprometimento

texto do modal