Site grátis

Vantagens e desvantagens de um site grátis e um site profissional

Você que está procurando como criar um site grátis, vamos aqui falar sobre as vantagens e desvantagens de um site grátis em relação ao site profissional, dicas e indicações que vão te ajudar a tomar a melhor decisão no final.

Site grátis

Vamos lá, começando pelo site grátis, vamos ver quais são as vantagens de se fazer uma página gratuita, ou melhor, qual é a vantagem, pois basicamente só existe uma.

É grátis

Isso mesmo, a única vantagem é que é grátis, você não precisa investir nada.

Quando falamos em site gratuito na verdade estamos falando de hospedagem grátis, então, os provedores oferecem a opção de hospedagem gratuita mas com recursos limitados para que o cliente perceba que necessita dos demais recursos e, uma vez que o site já está criado, o cliente acaba contratando os serviços deste provedor.

Mas que recursos são estes que são restritos aos sites gratuitos?

Um recurso importante e restrito nestes casos é o domínio personalizado, ou seja, o endereço do site com o nome da sua empresa.

Supondo que você tenha uma pizzaria chamada Pizza da boa e resolva fazer um site gratuito, você não conseguiria usar o domínio www.pizzadaboa.com.br, para isso, somente nos planos pagos.

O recurso que considero mais importante que não estão disponíveis em hospedagens de site grátis são os recursos de SEO ( Search Engine Optimization ). 

SEO são técnicas e ferramentas que auxiliam ao google encontrar os sites organicamente, ou seja, sem investir em adwords. Saiba mais aqui sobre as buscas orgânicas e as buscas pagas.

Os provedores limitam estes recursos, dificultando fortemente ao google encontrar seu site sem precisar investir na busca paga.

Também no site pago, fazemos a indexação com o google através da ferramemta Google Search Console, com a qual instalamos alguns códigos na sessão head do site, coisa que também não é possível em sites gratuitos

Google analytics

Função do google Analytics que controla o número de acessos ao site

Outro recurso bastante importante é uma ferramenta do google chamada Google Analytics com a qual você tem acesso a todos os dados de movimentações no site, como total de acessos, horários de maior movimento no site, palavras-chave que os usuários encontraram o site, entre muitos outros dados e em sites grátis não é possível utilizar este recurso. 

Com os dados do Analytics você pode usar para estratégias de divulgação paga, por exemplo, direcionar os anúncios pagos para as palavras certas, destinar recursos para os dias e horários de maior movimento no site, deixando os horários de menos movimento para as buscas orgânicas.

Nos sites pagos também é possível instalar códigos de remarketing do google ou retargeting do facebook. Com estes códigos você consegue marcar as pessoas que acessaram o seu site e depois direcionar propaganda paga para estes visitantes. 

Você já deve ter passado por isso, principalmente em e-commerces, quando você acessa um produto e logo após, começa a receber propaganda daquela loja e produto específico, então, isso chama-se remarketing e costumam ser bastante eficiente, reforça muito a sua marca.

Mas então o site gratuito é ruim? Aí vem minha resposta básica para quase tudo dentro do marketing digital: Depende.

Em alguns casos pode ser útil, por exemplo, se você é um jardineiro, ou pedreiro e só precisa de um portfólio com fotos de seus trabalhos, ou qualquer outra profissão que vende muito mais pela indicação e não precisa ser encontrado na internet, você só precisa enviar o link de seu site para seus futuros clientes para eles verem suas fotos, neste caso um site gratuito pode funcionar muito bem.

Mas se você está pensando em montar um site de vendas, ou sabe que muitas pessoas buscam pelo seus produtos ou serviços na internet, então meu conselho é, vai pelo site pago mesmo.

Hoje em dia existem várias opções de hospedagem, com preços acessíveis, aqui abaixo separei por exemplo, o link de planos com até 40% e domínio grátis no primeiro ano do hostgator, tem ótimos preços e se você entende um pouco sobre criar sites, aconselho o plano P, instale o wordpress, e faça um site totalmente profissional, com totas as funcionalidades que seu planejamento estratégico precisa.

Mas se optar por um site feito por profissionais habilitados conte com a experiência da Buzzbox e deixe que fazemos para você.

E aí, que tipo de site você precisa? Pense nas suas necessidade e tome a melhor decisão.

E boa sorte nos negócios.

Denis Tordin

Denis Tordin é profissional de marketing, especialista em estratégias digitais.

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O buzz

O significado de buzz seria próximo de “bafafa” ou “estardalhaço”, ou seja, fazer todo mundo ouvir (ou ler) a sua mensagem. Você pode criar um buzz para um artigo, uma idéia, um vídeo, uma imagem, etc. Gerar um buzz é fazer toda a internet (ou boa parte dela) ficar sabendo sobre aquilo que você quer divulgar.

Comprometimento

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